quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nuvem negra sobre Mike Shanahan



O agravamento da lesão no joelho direito de Robert Griffin III durante o último jogo do Washington Redskins, a derrota por 24 a 14 frente ao Seattle Seahawks em partida válida pelo Wild Card Round da NFC, levantou uma grande polêmica, principalmente sobre o técnico Mike Shanahan.

Momento em que RGIII torce o joelho!

Durante a Week 14, no jogo contra o Baltimore Ravens, RGIII teve uma torção no joelho. Naquela ocasião, ele ainda voltou para mais quatro jogadas, antes de ser retirado definitivamente de campo. A lesão preocupava jornalistas e especialistas e especulou-se que Griffin ficaria fora pelo menos até os Playoffs, pois envolvia rompimento de alguns ligamentos do joelho. Kirk Cousins, QB reserva, assumiu a liderança do time na partida seguinte e mostrou um jogo consistente, conduzindo o time a uma vitória por 38-21 sobre o Cleveland Browns.

Todavia, RGIII voltou a ser o QB titular no jogo subsequente, agora exibindo uma proteção em seu joelho. O técnico Mike Shanahan dizia que ele estava bem e que o médico havia autorizado o jogador a voltar aos gramados. O rookie não demonstrava estar em plenas condições de jogo, visto que ainda mancava, o que comprometia seus scrambles; mas com RGIII jogando bem, mesmo sem correr tanto com a bola, a questão da lesão foi um pouco esquecida.

Eis que, no jogo mais importante da carreira de Griffin até então, o jovem QB sente a lesão durante um lance em que foi atingido após o lançamento. O joelho do jogador já preocupava os médicos antes da partida. Como da última vez, RGIII continuou em campo, mas não por apenas mais quatro jogadas. Mesmo com o desempenho comprometido, tanto em corridas quanto nos passes, o QB continuou em campo. 
Claramente sem condições de continuar, o desempenho do ataque de Washington caiu severamente. O time, que havia marcado 14 pontos nas duas primeiras posses de bola, agora não conseguia mais produzir pontos.  A cada jogada dos Redskins todos se questionavam se não era hora de substituir Griffin por Cousins, visto que o QB reserva já havia mostrado que possuía habilidade suficiente para conduzir o ataque do time com méritos. Mas RGIII continuava em campo, sofrendo, lutando.

Num lance, num snap ruim, a cena horrível do joelho de RGIII desafiando a anatomia humana, torcendo de um jeito que cada torcedor presente no FedEx Field podia sentir a dor extrema. Robert Griffin III, o herói da franquia naquele ano, possivelmente uma das maiores promessas de título para o futuro, estava no limite. Kirk Cousins foi chamado para entrar em ação, mas já era tarde demais. Vitória do Seattle Seahawks.
Antes do jogo, o médico da equipe, Dr. James Andrews, disse que sequer havia examinado o joelho de RGIII por ocasião da primeira torção, na Week 14.

“Eu não examinei o joelho dele porque ele só ficou fora por uma jogada! Na jogada seguinte ele saiu correndo entre os outros jogadores e voltou a campo. O técnico olhou para mim e perguntou se ele estava bem, eu fiz um sinal com a mão dizendo que sim. Eu pensei: ele está correndo, então ele está bem!” – Dr. James Andrews, médico do Washington Redskins

Durante o jogo, mesmo com RGIII claramente prejudicado, o técnico Mike Shanahan manteve Griffin em campo a pedido do prórpio jogador, que afirmava estar com dores, mas não lesionado. Após o jogo, Mike Shanahan disse em entrevista coletiva que a decisão de jogar ou não era de RGIII, que ele conhecia seu corpo e que saberia a hora de parar.

Mike Shanahan devia ter retirado Griffin de campo, isso é fato. Ele não tinha condições de ter uma atuação normal, e isso estava óbvio para todos que assistiam ao jogo. Griffin não queria sair do jogo por raça, por força de vontade. Ele não sabia que sua permanência em campo estava prejudicando a equipe, já que a lesão afetava até seus passes naquele momento. Ao manter RGIII em campo, Shanahan não prejudicou apenas os Redskins, prejudicou talvez o futuro de um atleta brilhante que, por causa de uma grave lesão como essa, pode nunca ter o mesmo desempenho de antes.

Se Shanahan Tivesse colocado Kirk Cousins quando RGIII sentiu o joelho a primeira vez na partida, Washington teria vencido? Nunca saberemos. Mas é certo que se Cousins permanecesse por mais jogos após a Week 14, dando tempo para que Griffin se recuperasse plenamente, o resultado seria melhor para o Washington Redskins e, principalmente, para Robert Griffin III.

Por @PsyduckComenta.


Não se esqueça: dia 03/02 Super Bowl 47 com narração ao vivo do Kickoff NFL! 

0 comentários:

Postar um comentário