quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ravens vencem a revanche contra os Patriots e conquistam o título da AFC


Era o jogo em que todos tinham medo da zebra. Embora a equipe de Baltimore fosse bem inferior no papel, o momento do time era perfeito e todos sabiam que isso poderia fazer a diferença contra o favoritíssimo New England Patriots.




Um ano antes, o mesmo jogo acontecia e nas mesmas condições: o título da Conferência Americana sendo decidido no Gillette Stadium. Naquela ocasião, o Baltimore Ravens não venceu o New England Patriots por uma mera ironia do destino, ou melhor, de Billy Cundiff, que errou um field goal de 28 jardas nos segundos finais da partida que daria a vitória e a credencial para o Super Bowl aos Corvos. Os Ravens já haviam provado que sabiam como vencer os Patriots e não estavam dispostos a perder mais uma oportunidade.

O jogo começou truncado, os dois times produzindo pouco ofensivamente no primeiro quarto. Ambos encontravam dificuldades em ganhar jardas e adentrar o campo adversário. A única campanha longa do primeiro período levou os Patriots até a linha de 12 jardas do campo dos Ravens, permitindo ao kicker Stephen Gotskowski anotar um field goal tranquilo e colocar o placar em 3-0.

No segundo quarto o time de Baltimore ligou o motor. Joe Flacco conduziu uma campanha recheada de jogadas "no huddle" e deixou Ray Rice na boca da endzone para anotar o TD com uma corrida de 2 jardas, colocando os Ravens à frente no placar. Mas Tom Brady respondeu à altura logo na posse de bola seguinte: abusando do "shotgun" e do "no huddle", ele liderou os Patriots numa campanha que culminou no touchdown com um passe de 1 jarda para Wes Welker. Porém, essa campanha dos Patriots foi quase que completamente conduzida pelo jogo aéreo, dando sinais de que o jogo corrido não estava funcionando como deveria.

New England ainda anotou um field goal antes de ir para os vestiários, deixando o placar em 13-7 para o início do segundo tempo. Os Patriots até então estavam contendo bem o ataque de Baltimore, mas com o jogo corrido comprometido pelo bom desempenho da defesa dos Ravens, o trabalho de Tom Brady se tornava mais árduo e isso refletia diretamente nos poucos pontos no placar.

Eis que foi dado o kickoff para o segundo tempo. Parecia que outra partida havia iniciado. Dali em diante, o New England Patriots estagnaria e o Baltimore Ravens começaria sua acensão para a vitória.

No terceiro quarto, Joe Flacco mostrou que consegue jogar em alto nível nos playoffs e conduziu uma bela campanha apenas utilizando a formação "shotgun" e realizando jogadas sem conferência. Distribuindo bem seus passes entre Dennis Pitta, Anquan Boldin, Torrey Smith e Jacoby Jones, o QB dos Ravens anotou o TD com um passe de 5 jardas para Pitta, seu tight end, e colocou seu time novamente na liderança.

A defesa dos Ravens cresceu no jogo, forçou um 3 and out dos Patriots e devolveu a bola para Joe Flacco, que novamente conduziu Baltimore para um TD no início do último período. O passe de 3 jardas para Anquan Boldin aumentou a vantagem no placar e deixou o New England Patriots numa situação desconfortável.

Boldin com bela recepção anota o TD de Baltimore

Na jogada seguinte, os Patriots tentaram encaixar o jogo corrido, mas a defesa de Baltimore estava a todo vapor e Steven Ridley acabou sofrendo um fumble ainda no campo de defesa, entregando a bola para os Ravens já numa boa posição de campo. Joe Flacco não perdoou o vacilo de New England e anotou mais um TD novamente num passe para Boldin, dessa vez de 11 jardas. A diferença no placar aumentava e o desespero dos torcedores no Gillette Stadium também.

Com muita desvantagem no placar, os Patriots começaram a colocar a responsabilidade nos ombros de Tom Brady. O QB levou a equipe até a linha de 19 do campo de ataque, mas a defesa de Baltimore apareceu e após um drop de Wes Welker numa terceira descida, os Patriots estavam numa situação de quarta para 4 jardas. Com a diferença de pontos em 2 posses de bola, New England não quis o field goal e resolveu tentar o 1st down, mas não obteve sucesso.

A defesa dos Patriots fez um bom trabalho pressionando Joe Flacco e devolveu a bola rapidamente para o ataque. As esperanças de Foxborough se depositavam em Tom Brady, que mal recebeu a bola e logo foi interceptado, tornando a já difícil missão de New England ainda mais improvável. Restavam 6:49 no relógio e a diferença era de 15 pontos.

Com a bola nas mãos, o ataque de Baltimore fez o que precisava: usou o jogo corrido e queimou o relógio. A campanha longa dos Ravens contou com uma bela colaboração de Ray Rice e forçou os Patriots a gastarem seus 3 timeouts para parar o relógio. Os Patriots só conseguiram recuperar a posse de bola com apenas 2:05 para o término da partida e sem tempos para pedir.



Tom Brady partiu para o tudo ou nada... E ficou com o nada. Cary Williams interceptou um passe na endzone, garantindo a vitória por 28 a 13 e carimbando o passaporte do Baltimore Ravens rumo a New Orleans, prolongando por mais 2 semanas a carreira de Ray Lewis e colocando mais um capítulo no roteiro hollywoodiano que está sendo a campanha dos Corvos nesta temporada: o Super Bowl XLVII.

Por João Lopes (@PsyduckComenta)


Não se esqueça: dia 03/02 Super Bowl 47 com narração ao vivo do Kickoff NFL! 


0 comentários:

Postar um comentário